Caerdes

Alimentos orgânicos contêm mais antioxidantes, aponta estudo

size_810_16_9_2013-05-24T122508Z_1_BSPE94N0YHY00_RTROPTP_4_NEGOCIOS-MACRO-ALEMANHA-PIB-ATUA

A demanda por orgânicos é, em parte, impulsionada pela percepção dos consumidores de que esses alimentos são mais nutritivos que os produzidos de forma convencional, apesar de não haver consenso científico a respeito. Mas um novo estudo sugere uma diferença clara entre os dois processos: o de que cultivos orgânicos possuem maior concentração de compostos antioxidantes.

Segundo a pesquisa, produzida pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, o nível de antioxidantes nos alimentos produzidos sem pesticidas sintéticos é 19% a 69% maior que nos cultivos que usam agrotóxicos.

É uma diferença significativa em se tratado de compostos comumente associados a riscos reduzido de doenças crônicas, incluindo as neurodegenerativas e cardiovasculares, e certos tipos de câncer.

A explicação é de que os cultivos produzem mais antioxidantes como defesa natural contra pragas, e o uso de agrotóxicos, portanto, inibiria a concentração desses compostos.

Os pesquisadores sugerem que os maiores níveis de antioxidantes equivalem à quantidade presente em uma ou duas das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas para o consumo diário.

Outra constatação é de que a frequência de ocorrência de resíduos de pesticidas e a quantidade se mostrou quatro vezes maior em culturas convencionais.

Essas culturas convencionais também continham concentrações significativamente mais elevadas de cádmio, um metal tóxico. Na agricultura, uma fonte direta de contaminação pelo cádmio é a utilização de fertilizantes fosfatados.

Os resultados são baseados em uma análise de 343 estudos revisados por especialistas de todo o mundo e que analisam as diferenças entre alimentos orgânicos e convencionais, como legumes, frutas e cereais.

Disponível originalmente em Exame.com

5 comentários sobre “Alimentos orgânicos contêm mais antioxidantes, aponta estudo

  1. Patricia

    Essa foi uma grande descoberta no qual nossa saúde saiu ganhando.Pois consumindo produtos e semente quimicamente tratados e com adubos quimico ,o risco de doenças cardiovasculares e o cancer estariam eminentes.

  2. JULIENE CIBELE FERREIRA DOS SANTOS [ALAGRCDM20132]

    Bom dia!
    Esse texto ajuda a deixar mais claro a importância dos alimentos orgânicos. Já que este estudo nos mostra que os alimentos orgânicos tem mais antioxidantes, e o que seria isto? Se trata de substancias que evitam a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de câncer. Porém os antioxidantes combatem o envelhecimento das células e ajudam a prevenir doenças. Então que possamos cultivar cada vez mais mais alimentos orgânicos.

  3. Edilene

    Realmente é importante a valorização desse tipo de alimento. Porém, infelizmente, seu custo ainda é alto para muitas famílias em nossa sociedade.

  4. Norma Suely L.S. Coelho

    A agroecologia é uma ação positiva na produção de alimentos dentro de um contexto socioambiental,,precisamos consolidá-la através da pesquisa, ensino e extensão;precisamos da participação efetiva do segmento agricultura familiar na construção do saber;precisamos de tecnologia que nos dê estabilidade de produção;precisamos que o Caerds, torne-se referência; precisamos de uma equipe de profissionais e agricultores que possa alavancar este processo.Enquanto aluna preciso de muito estudo e aprofundamento portanto, gostaria de trabalhar outros temas:fruticultura orgânica, produção de sementes orgânicas,manejo integrado de pragas ,no agroecossistema de forma mais abrangente:selo orgânico; agroindústria no preparo de frutas, desidratadas licores e outros…. Grata, Norma

  5. Norma Suely L.S. Coelho

    “digo”, agroindústria no preparo de frutas desidratadas, como: manga, umbu, caju, laranja ,tâmara e outras, em função da radiação solar têm-se alto teor de brix tornando as frutas muito saborosas. Bem como, licor orgânico e outros produtos. Norma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »